maio 05, 2018 / by academia / Nenhum comentário

O corpo humano funciona a base de água. Para que se obtenha um bom funcionamento do corpo, a ingestão de líquido é imprescindível. Para quem pratica exercícios físicos principalmente, pois a ingestão correta de água durante o dia traz respostas positivas nos treinos, além de melhorar no funcionamento dos rins, do intestino e do sistema cardiocirculatório.

Muitas vezes durante a atividade física algumas pessoas questionam porque não estão suando tanto, em relação a outras. A resposta está no quanto cada um se hidrata durante o dia. A sudorese serve como mecanismo para diminuir a temperatura corporal. Quem bebe mais água tem uma hidratação maior, e, portanto a tendência é suar mais. Nesse caso a perda de líquidos pode ser maior conforme a intensidade do esforço, por isso esse déficit deve ser recuperado através de uma boa hidratação.

O ideal é algumas horas antes de praticar atividades físicas ingerir bastante líquido e durante o exercício, tomar pequenas quantidades de água. Ao terminar a atividade, tomar líquidos em quantidades regulares. Se o treino foi muito puxado, uma boa alternativa é a ingestão de bebidas isotônicas.

A desidratação é muito prejudicial à saúde, podendo levar até à morte. Se a falta de água chegar ao cérebro, por exemplo, a pessoa pode entrar em coma ou morrer. O funcionamento dos rins também pode ser prejudicado: quando isso ocorre, o volume urinário pode ficar perigosamente baixo ou simplesmente chegar a zero.

A melhor maneira realmente de se cuidar é por meio da ingestão de água. Em geral, a recomendação fica em torno de dois litros por dia, o equivalente a oito copos. Para atingir esse objetivo, acrescente à sua dieta chás, que, além de hidratar, ajudam na aceleração do metabolismo.

Aposte também em sucos de frutas e água de coco. Os sucos de fruta são fontes de potássio, mineral importante que deve ser reposto em situações em que há grande produção de suor. Eles também contêm sódio, que é perdido pelo suor.

Nem todos os líquidos colaboram com a hidratação. O consumo de refrigerantes, por exemplo, tem efeito contrário. Ele não satisfaz a necessidade de água do organismo e provoca a sua perda por meio da urina, o que aumenta a carência de água, e, portanto, a sede.

Por isso, não deixe de se hidratar, pois essa é a melhor maneira de manter sua saúde em dia e seu organismo funcionando corretamente.


Por Tio Sam

Todo o material publicado no Tio Sam é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.