CRECHE TAK É EXEMPLO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL E CIDADANIA

Instituição de Niterói cuida de 120 crianças carentes de 2 a 6 anos e é reconhecida nacionalmente.

’O suor de muitos pelo pão de cada dia e educação de várias crianças.’ Esta frase traduz literalmente o que é a Creche Thereza e Antonio Kalil (TAK), em Niterói. A creche que está localizada na Unidade Tio Sam Barreto cuida de 120 crianças, entre 2 e 6 anos, oriundas de comunidades pobres do bairro do Barreto, dando-lhes educação, alimentação e toda assistência médica e odontológica. Fundada em 1993, pela professora Thereza Kalil, a instituição é um exemplo de responsabilidade social e é reconhecida nacionalmente. Hoje ela colhe os frutos de uma iniciativa tão bem-sucedida, empregando antigos alunos. “Sempre quis montar uma creche. Comecei à procura de um terreno grande e arborizado, depois passei a visitar as creches fora do Brasil para ficar a par de infraestrutura. Construímos a TAK seguindo os melhores moldes”, lembra-se a professora.

O terreno abriga um prédio de três andares, com salas de aula, cozinha industrial, ambulatório, consultório dentário, biblioteca e sala de arte; um pátio onde há brinquedos; e um pomar, cujas frutas são colhidas pelas crianças e usadas na merenda, além de servir para atividades de educação ambiental. Vez ou outra, as aulas são ministradas ao ar-livre. Há ainda prática de diversas modalidades esportivas no ginásio. As crianças fazem três refeições diárias, preparadas por uma nutricionista, e ficam no local das 8h às 16h. Aquelas cujas mães não trabalham fora saem às 12h, após o almoço. “Procuramos dar o melhor as nossas crianças. Além do currículo escolar, promovemos excursões a museus, pontos turísticos, comemorações e investimos em bons hábitos”, relata Thereza que, aos 80 anos, dá expediente diariamente na coordenação. Ela está ciente de todos os passos dos alunos e das atividades praticadas por eles. “Não me descuido de nada e sei exatamente o que as crianças fazem. Isto me motiva a fazer mais e trazer mais pessoas para o nosso lado, não à toa, o slogan da TAK é ‘Ajude-nos a continuarmos ajudando’”.

Sem fins lucrativos, a Creche TAK é mantida através da receita de várias atividades na rede Tio Sam e também com doações variadas, a se mantém com a receita da academia, também administrada pela família Kalil, e de doações particulares, no entanto, nada falta aos pequenos, que, inclusive, saem de lá alfabetizados. O grupo de funcionários é formado por professores, merendeiras, enfermeira, serviços gerais e conta com o apoio de voluntários médicos, dentistas, psicólogos e fonoaudiólogos. Diante de tantos serviços, a procura é imensa. Anualmente são oferecidas cerca de 30 vagas e para entrar é preciso passar pelo crivo da assistente social, que visita pessoalmente as famílias e as entrevista.

Após a triagem, as crianças pré-selecionadas passam por exames médicos. Somente aquelas que não têm condições econômicas entram. “A TAK se compara às creches particulares, portanto, fazemos uma seleção rigorosa. Os alunos admitidos realmente não têm condições financeiras”, comenta a mestra, orgulhosa de ter entre seus funcionários dois ex-alunos: a professora do Jardim 1 Lidiane Ribeiro e o técnico de som Ricardo Vasconcellos, recém-contratado. “Sou grato por ter entrado na creche e ter conseguido trilhar o meu caminho. Foi aqui que comecei a minha formação como cidadão. Este é o meu primeiro emprego”, observa Ricardo. “Saber que os nossos alunos foram encaminhados é a maior alegria. Isto me estimula a ficar muitos mais anos à frente da TAK”, diz a idealizadora.

Todos os anos, as crianças da Creche TAK participam de festas e comemorações de datas especiais. No Espaço Aventura, 40 delas curtiram a conclusão da alfabetização durante e o encerramento do ano letivo de 2010. Foi em meio às diversas atrações: brinquedos, jogos e o lanche. A pequena Alice Monteiro adorou a tirolesa enquanto o colega Caio Costa, como a maioria dos meninos, se esbaldava nos jogos eletrônicos. Foi uma tarde inesquecível.No final, cada aluno ganhou de presente o livro Barquinho de Papel.