nov 12, 2017 / by academia / Nenhum comentário

Quanto mais o tempo passa, mais os conceitos vão se modificando e ganhando outras vertentes. Um exemplo disso é a estética. Há 20 anos, o conceito de beleza era muito diferente do atual. A tecnologia trouxe para as pessoas mais visibilidade, e com isso, a imagem passou a importar mais do que antigamente, fazendo com que se criasse um novo padrão estético: o padrão fitness. E esse novo estilo de vida vem movimentando o mercado das academias, que cada vez mais precisam se adequar às novas tendências e a seus novos clientes.

A demanda intensificada fez com que muitos empresários do ramo tivessem que se reinventar, e principalmente, definir muito bem qual o princípio e missão de sua empresa, visto as fartas opções do mercado.

Por isso, dois termos são usados no mundo fitness para diferenciar as academias. São eles: Fitness e Wellness. O primeiro tem como objetivo enfatizar a dimensão biológica. Na verdade, a expressão correta é physical fitness, ou aptidão física traduzindo. O fitness dá ênfase no condicionamento físico do indivíduo, tornando a estética seu principal foco.

Já o Wellness, além de englobar o fitness, prioriza a qualidade de vida e o bem estar. Embora o wellness englobe o fitness, ambos são muito diferentes em suas visões, pois o fitness é a busca pelo físico perfeito, sem considerar outros aspectos. Já para o wellness a estética não deixa de ser destacada, porém, é levada em consideração a saúde nessa busca.

Por isso, nas academias que seguem o wellness como paradigma, os profissionais se preocupam em passar conhecimentos a seus alunos em relação à saúde, como por exemplo, os prejuízos da prática excessiva de exercícios físicos, ou o uso de anabolizantes, e até mesmo a alimentação adequada. Dessa maneira, o fitness não deixa de ser trabalhado, contudo de uma forma intercalada ao wellness.

Essa preocupação em definir qual conceito seguir se acentuou a partir do fluxo de pessoas que entram e saem das academias constantemente. O padrão fitness acabava englobando somente uma parcela de consumidores, o que para os negócios é péssimo. Visando aumentar o púbico-alvo e a sua interação e relacionamento com o cliente, que no caso das academias passa a se tornar aluno, o aspecto wellness tende a crescer cada vez mais, colaborando assim para que o fluxo de “entra e sai” das academias diminua consideravelmente.


Por Tio Sam

Todo o material publicado no Tio Sam é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.