dez 12, 2011 / by academia / Nenhum comentário

É normal se ouvir de um conhecido ou parente que o mesmo fez uma dieta super restrita, perdeu uma grande quantidade de peso e logo depois que suspendeu o regime, ganhou todo o peso novamente e muitas vezes até mais. Essas dietas da moda são insustentáveis a longo prazo e por isso nunca serão o caminho correto para se chegar ao objetivo desejado: a perda de peso com qualidade.

Algumas escolhas alimentares, se repetidas constantemente tornam-se comuns e agradáveis ao paladar. Para que a alimentação se torne saudável e ao mesmo tempo estimule a perda de peso, algumas dicas são fundamentais, tais como: planejar as refeições. O pior erro que uma pessoa pode cometer é ficar em jejum. Para isso não acontecer, o ideal é carregar o próprio lanche, que no caso as opções são: frutas, cookies integrais, barras de cereal, de proteína, de frutas, pequenas porções de oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes…) ou iogurtes. Se não puder carregar, coloque o relógio para despertar no horário da refeição e não pule jamais!

Outra dica é estocar comidas saudáveis. Com a correria do dia a dia, é muito comum ter imprevistos e nesse momento se optar por fast food pela praticidade. Por isso, cozinhar alimentos e armazená-los na geladeira em potes individuais é uma boa saída, além de favorecer mudanças no estilo de vida.

Comer sentado e mastigar bem é outro aspecto importante. Começar pela salada, com calma e tranquilidade é o caminho. Dessa maneira, quem está comendo irá prestar mais atenção e não cometerá exageros. Quando comemos depressa, a tendência é ficarmos empanzinados e não satisfeitos. Assim que acabar de montar seu prato, guarde imediatamente as sobras para evitar exageros. Concentre-se no que já comeu e não no que vai comer.

Calorias líquidas também são um perigo numa dieta equilibrada. Bebidas como refrigerantes, sucos industrializados e chás, apresentam grandes quantidades de açúcares em sua composição. Evite o consumo delas, optando por água mineral, água com gás ou chás caseiros. Prefira ainda sucos naturais (misture frutas), água de coco e, caso não tenha outra opção, bebidas industrializadas em suas versões light ou diet.

E por fim, ser sincero consigo mesmo é a chave do sucesso para uma dieta bem equilibrada. Ninguém nos conhece melhor que nós mesmos. Tem gente que não consegue ficar sem um chocolatezinho todos os dias. Já tem outros que preferem não manter o chocolate porque se não comerão um pacote inteiro. Cada um reage de uma forma diferente, por isso se conhecer é fundamental para que os a manutenção de hábitos saudáveis não se torne uma penalidade.


Por Tio Sam

Todo o material publicado no Tio Sam é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.