jan 03, 2018 / by academia / Nenhum comentário

A alimentação certa é fundamental na busca de uma vida saudável. Comer a coisa certa na hora certa ajuda no alcance do objetivo mais rapidamente. Para isso, existem certos tipos de alimentos que devem ser ingeridos antes de um treino e após o mesmo.

As refeições pré-treino, por exemplo, tem como objetivo fazer com que o praticante não se sinta fadigado ou fraco e tenha um bom desempenho durante a atividade. Para todos os tipos de treinos a sugestão é investir em alimentos que são fontes de carboidratos, mas não qualquer carboidrato. Os carboidratos ideais são os carboidratos complexos, que são pães integrais, arroz integral, batata doce, etc. Esses tem lenta absorção, evitando a queda dos níveis de açúcar no sangue. Já os que devem ser evitados, chamados de carboidratos simples, fazem exatamente o contrário. São digeridos rapidamente ocasionando picos seguidos de queda de energia no organismo, podendo dar tontura durante o treino. Os alimentos que contêm carboidratos simples são os refinados, como pão branco, bolachas recheadas, mel e açúcares, portanto, fuja deles!

Já na alimentação pós-treino, para que a recuperação dos nutrientes seja rápida, o ideal é fazer uma alimentação balanceada seguida de carboidratos, proteínas e fibras, para que assim, você reponha os estoques de glicogênio esgotados durante a atividade e possa fornecer substratos para que as fibras musculares sejam reconstruídas.

A maior parte do crescimento muscular acontece justamente nesse período pós-treino, onde pratica-se o descanso e a reposição de alimentos. Quando a refeição é feita logo após o término do exercício, há uma ótima ressíntese de glicogênio, liberação do hormônio anabólico insulina, maior síntese proteica e interrupção da proteólise (quebra de proteínas).

Portanto, faça uma refeição pré e pós treino adequada, e potencialize seus resultados!


Por Tio Sam

Todo o material publicado no Tio Sam é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.