fev 07, 2018 / by academia / Nenhum comentário

Não adianta treinar pesado na academia, e chegar em casa e dormir tarde, ou comer alimentos com baixo teor nutritivo. Durante uma musculação bem executada, as fibras musculares sofrem microrrupturas e precisam ser reconstruídas. Pra isso, uma boa alimentação e um descanso correto são primordiais.

Uma dica pra que isso aconteça é consumir a quantidade de calorias necessárias para o desenvolvimento muscular. O crescimento do músculo depende de um superávit calórico ou um “empate” entre as calorias gastas e as consumidas.

Outro ponto importante é o consumo correto da quantidade de carboidratos.  Os carboidratos são o combustível do corpo durante os exercícios físicos. Se por dia for ingerido uma quantidade insuficiente de carboidratos, o organismo começará a utilizar as proteínas musculares como fonte de energia, especialmente durante a atividade física, o que não é nada conveniente.  Por isso, as refeições prévias ao treino devem conter carboidratos de baixo índice glicêmico.

Regular a ingestão correta de proteínas é outro fator. Os músculos são como paredes e as proteínas seriam seus tijolos, logo, sem elas, não há como construir músculos maiores, mais fortes e mais adaptados às cargas e exercícios mais complexos. O tipo, a quantidade e o momento da ingestão das proteínas são de suma importância, por isso, não as tire da sua alimentação do dia a dia.

Fazer uma boa refeição pós-treino é fundamental. Assim que acabar sua carga de exercícios do dia, o organismo está debilitado necessitando de nutrientes. Proteínas e carboidratos de rápida absorção são essenciais, mas as quantidades dependem do objetivo individual.

As vitaminas e minerais presentes nas frutas, verduras, legumes são imprescindíveis. São chamadas de cofatores e ajudam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. A não ou pouca ingestão das mesmas contribuem para a piora no desempenho atlético, na perda de gordura e nos ganhos musculares.

Beber bastante água é um dos pontos também de máxima importância, pois aproximadamente 70% do corpo humano é formado por água. Quanto uma pessoa está desidratada, os músculos são os primeiros a sofrer as consequências negativas.

Por isso, mantenha o foco e a disciplina fora da academia também, pois uma boa alimentação aliado ao descanso trará resultados expressivos nos seus treinos. Fique ligado!


Por Tio Sam

Todo o material publicado no Tio Sam é fruto de pesquisas em livros, portais e pesquisas com profissionais.